Ponte do Abunã

População de Rondônia e Acre não precisará usar balsas e trajeto poderá ser feito em menos de cinco minuto

Publicado em 07/05/2021 17h14

O percurso para ir de Rondônia ao Acre que antes era feito em parte por balsa pelo rio Madeira agora ocorre em menos de cinco minutos, por uma ponte. A ponte na BR-364 sobre o rio Madeira, no distrito de Vila Alegre do Abunã (RO), foi inaugurada nesta sexta-feira (7), pelo Governo Federal, com a presença de ministros e do Presidente Jair Bolsonaro.

“Neste momento aqui, estou olhando aqui à minha direita, algumas balsas. Serviram a vocês por muito tempo, mas tudo tem seu prazo de validade. Ao contrário de críticas, eu até agradeço-os, logicamente, muita coisa foi colocada em jogo ao longo desse tempo. Fiz umas contas rapidamente, posso até estar equivocado, mas aqui vocês deixavam por dia, em torno de 100 mil reais para fazerem o translado, de uma margem para outra. Isso acabou. Além do tempo que vocês não mais gastarão aguardando a barca, com toda certeza, tudo que dependia de transporte para o nosso Acre, vai diminuir no mínimo 5%”, afirmou o Presidente.

A Ponte do Abunã conecta o Acre ao sistema rodoviário brasileiro e permite o escoamento de produção das regiões Norte e Centro-Oeste, principalmente de soja. A estrutura de concreto e aço tem 1.517 metros de extensão e recebeu investimentos de mais de R$ 160 milhões. A previsão é que mais de 2 mil veículos cruzem a ponte todos os dias.

Além da redução do tempo na travessia, que podia chegar a até duas horas, considerando a espera, o fim do pagamento da taxa da balsa pelos caminhões de carga contribui para aumentar a competitividade dos produtos, de acordo com o Ministério da Infraestrutura.

Fonte: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2021/05/inaugurada-a-ponte-do-abuna